SEJAM BEM VINDOS

OPERAÇÃO 'HIDRA' PRENDE 22, ENTRE ELES ESTÁ O EX-DIRETOR DE PRESÍDIO EM PATOS



Uma ação envolvendo as polícias Militar e Civil, PM de Pernambuco, com colaboração da PF e PRF, prendeu 22 pessoas na manhã destaquarta-feira (21), acusadas de tráfico de drogas, prejuízos à administração pública, homicídios.


Dentre os presos estão o ex-diretor do Presídio Regional de Patos, Estênio Dantas e Dimitrius, este exercia essa função na atualidade, além de mais cinco agentes penitenciários. "Lamentamos esses jovens agentes concursados enveredarem pelo crime, mas a Segurança Pública não tolera esse tipo de comportamento", disse o secretário de Estado de Administração Prissional da Paraíba, Harisson Targino.


A operação, denominada Hidra, numa alusão a Hidra de Lerna, na mitologia grega, animal com nove cabeças de serpentes com poder de regeneração após o corte de uma delas, teve início às 2h da madrugada nas cidades paraibanas de Patos, São Bento, Teixeira São José de Piranhas e em São José do Egito-PE, cidade que vinha sendo importante centro de vendas dos alucinógenos, levando a população a protestar em praça pública, pedindo providências dos órgãos de segurança.


Foram expedidos 23 mandados de prisão temporária (30 dias), 22 já cumpridos. A Polícia recolheu diversas provas em que os agentes de Patos traziam drogas para dentro do Presídio, de onde eram distribuídas com os revendedores para comerciá-las na região de Patos, com intensidade também em São José do Egito.


A organização é acusada de executar várias pessoas que poderiam denunciar os atos do grupo. Uma morte, que ainda está sendo apurada, falta o laudo da polícia científica, é do detento Marcelo Oliveira, preso na operação "Laços de sangue", vítima de um incêndio em 7 de outubro do ano passado, durante um incêndio na enfermaria do Romero Nóbrega. Segundo o delegado Cristiano Jacques, Marcelo teria sido espancado e queimado ainda vivo. Ele explicou que a prisão provisória poderá ser prorrogada por mais 30 dias, tempo para que as investigações se aprofundem para que seja solicitada a preventiva dos acusados.


Dimitrius, o atual diretor até esta manhã, foi flagrado circulando livremente com detentos pela cidade, sem qualquer autorização judicial. Há vídeos, apresentados na coletiva com a imprensa hoje no Patos Water Play, mostrando Dimitrius transportando em carro da penitenciária um dois detentos, Ariano e um outro acusado de latrocínio, para uma residência próximo ao III Batalhão, uma reunião que durou várias horas.


O comandante do Policiamento Regional II, Cel. Almeida, explicou que as investigações tiveram início há oito meses, depois de uma denúncia. "Após essa denúncia o serviço de inteligência passou a monitor o movimento no Presídio Romero Nóbrega, que motivou a abertura de inquérito policial, culminando com essas prisões", enfatizou.


O delegado da regional, Cristiano Jacques, explicou que, apesar de várias operações, com a Polícia retirando de circulação diversos traficantes, muitas mortes e o tráfico não diminuíam. "De dentro do presídio, com a participação dos agentes, os detentos comandavam vários crimes, inclusive sendo retirados do presídio para atos ilícitos", adiantou Jacques.


Em Patos foram cumpridos 15 mandados de prisão, cinco em São José do Egito, três homens e duas mulheres, um em São José de Espinharas e outro em Sousa, este de Patos. Ao todo foram três mulheres, uma de Patos. A maioria foi presa dentro do presídio.


Todos os agentes e outros presos vão ser transferidos para o Presídio de Segurança Máxima PB1, de João Pessoa. Na coletiva desta manhã várias autoridades policiais, além do secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, dentre outros. O Presídio Regional Romero Nóbrega já tem novo diretor, Agente Jacson.


Agentes detidos:


Estênio Dantas, Dimitrius, Ivanildo, Emanuel, Daniel, Wigne, Fábio


Além de:


Arrepiado, Carlito, Caboré, Sriano, Maria José, Damião Gouveia, Piu, Neguinha, Wandinho, Murilo, Marcos, Max, Nêgo Chico, Precheca e Arruda

Fonte pbnoticias

Secretaria de Serviços Publicos de Patos - PB

OBRIGADO POR SUA VISITA VOLTE SEMPRE!