SEJAM BEM VINDOS

Ética Policial

Por Renata Leal Rodrigues 
Tirado deste Site: http://www.artigos.com/artigos/sociais/direito/etica-policial-10139/artigo/

A ética profissional é essencial em todas as profissões e
a sua importância nas empresas privadas e instituições públicas está tendo um avanço significativo, a cada dia se fala mais em ética e moral, principalmente nas instituições de segurança pública.
Para José Renato Nalini, ética é a ciência do comportamento moral dos homens e está diretamente ligada a valores aceitos em determinada época como corretos.
O crime organizado, infelizmente vem se mostrando presente em todos os poderes estatais e desmoralizando o Estado e com ele seus servidores, portanto é um dilema para segurança pública garantir a ética policial em um sistema que passa por uma crise mundial.
É fundamental que as instituições policiais possuam código de ética, contudo ocorre que isso não é priorizado ou não tem o devido valor, segundo NALINI, Ética Geral e Profissional, 2006, p. 315 “O conteúdo do Código de Ética da polícia pode ser resumido à abordagem sobre a dignidade policial, sobre os poderes policiais e abusos policiais...”.
No Estado de Mato Grosso do Sul estes conceitos éticos são encontrados na Lei Orgânica da Polícia Civil que dedica o artigo 153 aos preceitos éticos, observado na Lei Complementar nº 114, de 19/12/2005.

“Art. 153. O policial civil manterá observância dos seguintes preceitos éticos:

I - servir à sociedade como obrigação fundamental;
II - proteger vidas e bens;
III - preservar a ordem;
IV - respeitar os direitos e garantias individuais;
V - jamais revelar tibieza ante o perigo e o abuso;
VI - exercer a função policial com probidade, discrição e moderação, fazendo observar as leis;
VII - não permitir que sentimentos ou animosidades pessoais possam influir em suas decisões;
VIII - respeitar a dignidade da pessoa humana;
IX - manter o aprimoramento técnico profissional;
X - ter a verdade e a responsabilidade como fundamentos da ética do serviço policial;
XI - respeitar e fazer respeitar a hierarquia do serviço policial;
XII - prestar auxílio, ainda que não esteja em hora de serviço:
a) a fim de prevenir ou reprimir perturbação da ordem pública;
b) quando solicitado por qualquer pessoa carente de socorro policial, encaminhando-a à autoridade competente, quando insuficientes as providências de sua alçada.”

Os preceitos éticos da lei orgânica da polícia civil devem servir como uma guia de conduta de cada policial buscando priorizar a vida e a dignidade da pessoa humana, moralizando o Estado, além de expor para os cidadãos que a polícia é ética, informatizada e científica, que investiga para prender e visa garantir os direitos de todos sem qualquer tipo de discriminação.
Por fim, a ética nas instituições policiais poderá ser o critério para tomada de decisões dentro da polícia civil, a ética e a moral faz parte de um processo contínuo dentro da instituição e o primeiro compromisso do policial civil deve ser o de bem conhecer a ética e pratica-la para um aperfeiçoamento continuado na profissão para cumprir a missão de servir e proteger.


Bibliografia

NALINI, José Renato. Ética Geral e Profissional. 5º ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul - Lei Complementar nº 114, de 19 de dezembro de 2005 alterada pelas leis complementares nº. 124, de 26/12/2007; nº 135, de 15/05/2009; nº 140, de 22/12/2009 e nº 141, de 31/03/2010.


OBS: Artigo Produzido no Projeto de Extensão Vexata Quaestio- Questão debatida Sobre o Autor
Renata Leal Rodrigues, discente do curso de Direito da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Cidade Universitária de Paranaíba.

VIGÉSIMO TERCEIRO: RAPAZ É MORTO A PEDRADA NO JARDIM GUANABARA

Fonte Portalpatos com informações de Airton Alves



A expectativa da população patoense era que com a sucessão, a nova administração estadual suavizasse a criminalidade infrene que vem ocorrendo nos últimos meses na cidade, porém os números de vítimas vêm subindo de forma assustadora.


Há exatas 04 (horas) após o crime de morte seguido de tentativa de homicídio ocorridos simultaneamente no bairro da maternidade, dos quais foram vítimas, Jardel de Araújo Torres, 25 anos (morto com 04 tiros de Pistola) e, Gladson de Lima Ferreira, idade não informada (lesionado com um tiro no olho), mais uma pessoa foi morta com requintes de crueldade, subindo para 23 (vinte e três) o número de assassinatos em 2011.


As primeiras informações apontam que o desempregado Lindomar Guedes da Silva, 23 anos, foi morto por dois suspeitos a pedradas na Rua Elias Asfora, no mesmo bairro, por volta das 23h:45m.


Não há ainda a informação qual seria o motivo pelo qual o rapaz teria sido morto. Porém, as primeiras informações apontam que vítima e acusados supostamente estavam juntas bebendo e teriam se desentendido durante a bebedeira.


Todas as informações sobre este e outros assuntos, os leitores terão na edição desta segunda-feira (30).

VIGÉSIMO ASSASSINATO É REGISTRADO EM PATOS NESTA SEGUNDA

Por Mário Frade/Fotos Portalpatos.com 


Clique nas fotos para ampliá-las, porém se preferir não veja as demais


Mais um assassinato foi registrado na manhã desta segunda-feira 23 de maio, por volta das 06 horas na Rua Juvenal Ledo, bem ao lado do Hospital Regional de Patos, deputado Janduy Carneiro.


O albergado José Antônio de Araújo (idade não informada), conhecido por “Júnior de São Bento”, foi morto com aproximadamente seis tiros efetuados quase que a queima-roupa, disparados de Pistola, por dois homens que estavam em uma moto com características não anotadas.


Outro albergado conhecido por Antônio Lourenço Filho, 44 anos [foto], natural de Teixeira, que pilotava a moto em que estava na companhia da vítima, disse que correu para dentro do Hospital para não morrer, porém não forneceu elementos suficientes a polícia que iniciou os primeiros trabalhos investigativos no local.


Ele disse que tem problemas de visão e na hora do sinistro, com medo, assim que desceu da moto, correu e só escutou os estampidos que também foram ouvidos por comerciantes e moradores da localidade. A polícia acredita em execução, porém só depois se pronunciará sobre o caso.


De acordo com informações da policia ele foi sentenciado por estupro e obrigatoriamente, por ser albergado, apenas dormia no presídio feminino. Já Antônio Lourenço Filho é acusado de assassinato e também estava pagando à pena como albergado. Os dois teriam parado em uma barraca ao lado do Hospital para tomar café. A polícia ainda não tem pistas dos suspeitos.


Com esse crime, sobe para vinte, o número de pessoas assassinadas em Patos


DEZ SÃO PRESOS ACUSADOS DE TRÁFICO, ASSASSINATOS E OUTROS DELITOS

Por Mário Frade


Polícia em ação: Dez pessoas foram presas na madrugada desta segunda-feira (23), acusadas de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes registrados em Patos e alguns municípios polarizados. A operação começou por volta das 02h.


Com os suspeitos a polícia localizou um revólver calibre 38, (cinco tiros), com 05 munições intactas, maconha pronta para o consumo, embalagens para embrulho entre outros.


Os presos foram identificados como sendo:


-Aluísio Lopes ferreira (Aluísio); Daniele da Silva Morais (Daniele); Juciara Araújo da Silva (Ciara); José Rodrigues da Silva (Atum); João Eudes de Sousa Torres (Pequeno); Danilo Silva Nunes; Washington Lima de Sousa (Carioca); Jose de Arimateia Ernesto da Silva (Erimar); José Amilton (preso em Teixeira) e um segundo acusado que já foi preso, porém ainda não encontrava-se na delegacia.


A operação intitulada “Alto da Tubiba II” contou com a participação das polícias civil e militar, inclusive com a presença de Cristiano Jacques, delegado regional da PC e tenente coronel Almeida, comandante do 3º Batalhão da PM de Patos.


Na operação o soldado Betoven mais uma vez contou com a participação da cadela Laika, forte aliada na repressão ao tráfico de droga, bem como sua localização através do faro.


De acordo com o coronel Almeida, um dos acusados presos, é suspeito da morte de Manoel Antônio Gomes, 40 anos, “mais conhecido por “Manezim de Maria Grande” que residia no Sítio Tubarão, assassinado a tiros na PB 262 no município de São José do Bom Fim.

EXCLUSIVO: DÉCIMO NONO ASSASSINATO EM PATOS. RAPAZ É MORTO A TIROS QUANDO CHEGAVA NA CASA DA SOGRA

Por Mário Frade/Fotos: Portalpatos


Imagens fortes. Por favor, se preferir, não clique nas fotos seguintes.


Patos registra o 19º assassinato. Rapaz é morto com aproximadamente 10 (dez) tiros por desconhecidos ao chegar na casa da sogra no conjunto Geralda Medeiros por volta das 21h deste domingo (15).


A polícia ainda não tem pistas dos acusados que após cometerem o crime contra o Polidor de Carros Reginaldo Alves da Silva, 28 anos, fugiram em uma moto Honda CG 150cc de cor preta, placa não anotada conforme relato de testemunhas.


De acordo com informações da polícia supostamente o crime não tem ligações com droga. A suposição é baseada em informações colhidas pelos familiares da vítima que moram no mesmo bairro.


O rapaz foi morto no quintal da residência assim que desceu de uma moto YBR vermelha, placa HYE 4490 de Juazeiro do Norte CE de sua propriedade. Ele ainda conseguiu bater na janela da residência, mas provavelmente já estava baleado.


Um dos projéteis arrancou parte do couro cabeludo da cabeça da vítima. De acordo com a perícia, possivelmente os acusados teriam usado dois revólveres calibre 38 já que no local nenhuma cápsula de Pistola foi encontrada. A arma ejeta os cartuchos após a descarga.


De acordo com informações a PM foi chamada na manhã deste domingo a residência da sogra da vítima por conta de uma discussão do rapaz com a companheira. Um irmão dele afirmou a reportagem que ele estava vivendo maritalmente com duas mulheres.


Provavelmente a primeira linha de investigação gire em torno de crime passional, já que familiares adiantaram nas primeiras investigações que o rapaz matinha um relacionamento amoroso com outra mulher.


Quem está à frente das investigações de mais esse crime registrado em Patos é o delegado Elcenho Engel que já começou as investigações arrolando testemunhas, entre elas, familiares da vítima.




VEM CRESCENDO SUBSTANCIALMENTE A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES EM CRIMES NA CIDADE

Por Mário Frade/Foto:Portalpatos


A participação de mulheres em crimes, principalmente no tráfico de entorpecentes, vem crescendo de forma assustadora na cidade de Patos. Mais três foram presas acusadas de tráfico de droga.


A operação intitulada “tempestade” continuou mesmo após a prisão de cinco pessoas envolvidas no tráfico de droga na tarde desta sexta-feira (13) e culminou com a prisão de três mulheres, que foram surpreendidas na hora em que comercializavam drogas, na mesma localidade onde aconteceram as prisões de ontem (beco da cola).


Paula Francinete Rocha da Silva, 28 anos, Fabiana dos Santos Gomes da mesma idade e Juliana da Silva Andrade 20, foram presas pelos policiais pertencentes ao GTE (Grupo Tático Especial) e com elas foram apreendidos 80 (oitenta) “trouxinhas” de maconha, 04 (quatro) munições de revólver calibre 38 (três deflagradas e uma intacta) e mais, R$ 155,00 (cento e cinqüenta e cinco reais) em dinheiro provavelmente da comercialização do produto.


De acordo com o agente Rafael do GTE as meliantes já vinham sendo monitoradas através de campanas realizadas pela polícia na localidade e no final da manhã deste sábado (14) “a casa caiu”. Elas foram autuadas em flagrante por tráfico e encaminhadas ao Presídio Feminino da cidade.

TRAFICANTES SÃO PRESOS EM AÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR

Por Mário Frade/Fotos montagem Portalpatos


Clique na foto para ampliá-la


Em uma ação conjunta de policiais pertencentes ao GTE (Grupo Tático Especial) da Polícia Civil de Patos e Serviço de Inteligência da PM, 05 (cinco) pessoas foram presas, dentre elas, três mulheres sendo que duas estão grávidas, acusadas de tráfico de entorpecentes. A prisão da quadrilha aconteceu na tarde desta sexta-feira (13).


Essa ação denominada “operação tempestade” tirou de circulação 22 pedras de crack, 01 (um) tablete de maconha (aproximadamente 150 a 200g) e mais 01 (uma) “trouxinha” com três dólares da mesma droga.


Foram presos e acusados de tráfico, Fábio dos Santos Gomes, 34 anos, residente no bairro da Vitória; Alberto Araújo Batista, 32 anos, residente no bairro das Placas; Vera dos Santos Gomes, 20 anos, “veroca”, residente no bairro da vitória; Fabiana monteiro de Oliveira, 27 anos, “a gaga”, também residente na Vitória e Rutmary dos Santos Silva, 19 anos, “meirinha” também do mesmo bairro, precisamente no “Beco da Cola”.


De acordo com o delegado regional da 5ª DRPC (Delegacia Regional da Polícia Civil), Cristiano Jacques, o grupo já vinha sendo monitorado pelos policiais. Eles infiltraram agentes de investigação disfarçados na comunidade e conseguiram capturar o bando. Foram autuados em flagrante e distribuídos nos presídios regionais.


O acusado Fábio dos Santos Gomes responderá ainda pelo crime de fabricação clandestina de fogos de artifícios. Com ele, a polícia apreendeu vasto material explosivo.


Mandado de Prisão


Três pessoas também foram presas na manhã desta sexta-feira graças a um mandado de Busca e Apreensão expedido pela Comarca de Campina Grande. Os três acusados foram pegos de surpresa pela Polícia civil de Patos com apoio da PM na cidade de Cacimbas.


José Vaniere Martins dos Santos, solteiro, 24 anos; José Givanilson Almeida pereira, 27 anos e o tio da dupla identificado por Damião Ferreira de Assis, o “dão”, 33 anos todos foragidos na cidade de Desterro de Teixeira.


Eles são acusados de um homicídio na cidade de Campina Grande a um jovem que não teve a identidade revelada em 2006, porém negam veemente a participação no crime. Só não conseguiram explicar para polícia por que saíram da cidade após ser decretada as prisões.


Eles foram trancafiados na carceragem da delegacia de Patos e em seguida entregues aos policiais que vieram da cidade de Campina Grande para removê-los para o Presídio Serrotão, onde aguardarão pronunciamento da justiça.

POLÍCIA MANDA RECOLHER CORPO DE BLASFLEMO EM CATINGUEIRA PARA NECROPSIA

Por Mário Frade
A Delegacia Regional da Polícia Civil de Patos mandou interceptar o velório do homem acusado de profanar a Igreja de São Sebastião em Catingueira, Edmilson Cachoeira, 32 anos, que destruiu várias imagens sacras na noite desta segunda-feira 09 de maio.


De acordo com informações de Padre Fabrício Dias Timóteo, vigário da igreja, o homem que ele não o conhecia, invadiu o Templo completamente desnorteado, com fortes indícios de esquizofrenia, quebrando os objetos e depois partiu em sua direção com intenção de agredi-lo.


O padre ainda “levou um soco no rosto” e só não ficou gravemente lesionado por que fugiu e conseguiu se esconder na Casa Paroquial que fica nas imediações da igreja. O homem se armou com a haste de um ventilador que ele quebrou e partiu em direção ao vigário dizendo, “cadê ele, cadê ele, eu vou matá-lo”.


Depois fugiu do local irado com destino a Praça central da cidade armado com um pedaço de ferro (de um castiçal), tentou arrancar um Banco e de acordo com informações de testemunhas que o seguraram, começou a perder forças e caiu como se estivasse desmaiado.


Sebastião Alves de Morais, vereador e primo de Edmilson foi quem o socorreu. Ao chegar no hospital de Patos foi constado o seu óbito. O rapaz sem saber o que fazer trouxe o corpo de volta para Catingueira por falta de atendimento na UML.


Preocupado, comunicou o fato ao delegado Hugo Pereira Lucena que imediatamente ordenou a interrupção do velório e remoção do corpo, desta feita para Campina Grande, o qual será necropsiado, para remir qualquer dúvida a respeito da morte.


Para os familiares e o próprio padre Fabrício, os indícios apontam morte natural, de acordo com informações de testemunhas, visto que o homem suspirava e roncava muito, desfalecendo ainda na praça antes de chegar o socorro. Mesmo assim eles aprovam a iniciativa da polícia para que seja afastada qualquer hipótese a respeito da morte do homem.


Em entrevista a imprensa, mesmo sendo considerada a vítima no episódio, padre Fabrício lamentou a morte de Edmilson Cachoeira. Disse que a igreja permanecerá fechada para purificação das imagens e consequentemente a purificação espiritual.


Os peritos estiveram na igreja e fizeram todo o procedimento pericial. O padre vem recebendo diversos votos de solidariedade através de telegramas, telefonemas e até e mails.


Para a família é constragedor, visto que o velório estava acontecendo desde a noite de ontem e o corpo teve que ser removido do caixão. Eles agora aguardam a imediata devolução para seja realizado, em fim, o sepultamento.


Acompanhe através das fotos, todo o roteiro do delegado e peritos a cidade de Catingueira para remoção do corpo e o interrogatório do vigário local


Feliz dias das Mães


Foto google imagens

Ser mãe é ter o olhar cheio
de amor, ternura e bondade...
É dividir tudo ao meio,
também a propria metade!
       Maria Thereza Cavalheiro
           São Paulo/SP

Eu nunca vi tanto brilho,
tanta luz, tanta poesia,
nos braços, ninando o filho,
a meiga Virgem Maria.
        Augusto Gasparini Filho
                        Salto/SP

No mês de Nossa Senhora,
que é teu lindo mês tambem,
Mamãe, dizer-te eu queria
o quanto te quero bem!
                     Colombina
                   (in memoriam)


DELEGADO RECEBE MAIS UMA CÉDULA FALSA PLAGIADA DA INTERNET E ENVIA A JUSTIÇA

Por Mário Fradem 


O delegado Manoel Martins [foto. A cédula da mão esquerda é a falsa] que antes estava encarregado de investigar uma suposta tentativa de estelionato por dois jovens, inclusive, presos e já transferidos para o Presídio Regional, recebeu na tarde desta segunda-feira a primeira vítima da dupla.


O caso passa de tentava, para estelionato, já que houve vítima, ao contrário do que foi noticiado que Erik Alves Gomes, 19 anos, solteiro, residente no bairro do Jatobá e Paulo Yuri da Silva, também solteiro, 21 anos, residente no mesmo bairro, são protagonistas no crime.


No final da tarde desta segunda-feira (02) o delegado recebeu Katiana Lima Dantas que veio pessoalmente a delegacia, registrar queixa e entregar mais uma cédula de R$ 50,00 (cinqüenta reais) caracterizando os mesmos números de série apresentados nas notas apreendidas com a dupla.


De acordo com o bacharel, a moça disse que recebeu a nota de uma senhora que acompanhada de uma criança fez um lanche no estabelecimento em que ela trabalha no Monte Castelo e pagou com o dinheiro falso.


Como não tinha troco, ela tentou trocar o dinheiro com um comerciante conhecido por Zé do Bolo que gentilmente atendeu ao pedido da moça que é garçonete e tem 25 anos. Ao perceber a fraude, o comerciante procurou a garçonete e disse que aquele dinheiro era falso. Ela pagou o prejuízo e se dirigiu a delegacia para registrar queixa.


O delegado colheu o depoimento da garçonete e remeteu o segundo Inquérito sobre o caso a justiça. A cédula plagiada foi enviada para o IPC para ser periciada.

POLÍCIA RECUPERA MAIS UMA MOTO ROUBADA EM PATOS. SUSPEITO JÁ ESTÁ NO PRESÍDIO

Por Mário Frade


Mais uma moto foi recuperada pela polícia. A prisão do suspeito aconteceu na madrugada desta segunda-feira (02) na hora em que ele bebia em um espetinho, ousadamente nas imediações do presídio feminino.


Jardean Araújo dos Santos, 23 anos, solteiro, vendedor de redes, residente no bairro da Maternidade e que já tem passagem pela polícia, teria furtado a moto Honda Biz, placa MOD-2759 de cor azul, no momento em que um tio da vítima Rinaldo Bento Ferreira, estava se divertindo com a família no Comercial Campestre Clube no domingo com a moto emprestada. No momento de distração, o acusado furtou o veículo e desapareceu.


Em diligências, pela madrugada da segunda, os policiais militares já de posse das informações sobre o furto, localizaram e prenderam o acusado que teria dito que apenas queria se divertir um pouco e teria tomado a moto emprestada.


Ele foi autuado por furto e encaminhado em seguida ao presídio Romero Nóbrega para aguardar a decisão da justiça. O veículo foi devolvido ao dono ainda no mesmo dia em que foi registrado o crime.

ASSASSINOS VOLTAM A ATACAR E HOMEM É MORTO NO BAIRRO MUTIRÃO EM PATOS

Por josivan Antero/Patosonline

José Carlos Antônio dos Santos, 33 anos, casado e pai de cinco filhos, foi assassinado na noite dete domingo 01 de maio, dentro de sua residência na Rua Projetada no Bairro Mutirão em Patos.

A residência da vítima está localizada por trás da Igreja de Nossa Senhora Aparecida numa rua de difícil acesso para veículos. Segundo informações os criminosos utilizaram uma moto para locomoção no local.

O crime aconteceu por volta das 22:30 h. deste domingo, dia 01. Os assassinos efetuaram mais de cinco tiros que mataram a vítima ainda no local do ocorrido. José Carlos estaria provavelmente do lado de fora de sua residência que tem uma sinuca no alpendre para jogo de interessados. Ao perceber a movimentação estranha a vítima tentou refugiar-se dentro de casa, mas já era tarde demais.

Os assassinos fizeram os disparos na presença de alguns filhos de José Carlos. Dentro da casa os criminosos fecharam a porta por dentro e saíram pelos fundos. Ao chegar ao local os policiais tiveram que arrombar a porta. A sua esposa que estava na frente da casa disse que não sabe quem cometeu o delito.

Rumores dão conta que José Carlos tinha envolvimento com atos ilícitos, esse fato pode estar ligado a acerto de contas que teria levado ao seu assassinato.

Policiais militares, civis e técnicos da criminalística estiveram no local para fazer os procedimentos de praxe nesses casos. As pessoas que estavam no momento do acontecido disseram que não viram nada que possa ajudar na elucidação da autoria do crime.

Secretaria de Serviços Publicos de Patos - PB

OBRIGADO POR SUA VISITA VOLTE SEMPRE!