SEJAM BEM VINDOS

GTE PRENDE TRAFICANTE NO JARDIM REDENÇÃO

Em mais uma atuação, o GTE-Patos, predeu no Bairro Jardim Redenção, nas proximidades do recreio Maçonico, o indivíduo conhecido por Italo Caio dos Santos Gomes, 18 anos, com  cerca de 100 g de crack, além de uma balança de precisão, e todo material(gilete,sacos plásticos) que é utilizado para a "quebra" da droga,para consequente, comarcialização. 
Foi apreendido, também,com o suspeito, alguns objetos que tinham sido furtados do Viveiro Mãe Natureza. 

GTE PRENDE TRAFICANTE NO "BREGA"

           O GTE\Patos, realizou nesta tarde,17.01.11, na localidade conhecida por Brega, a prisão da traficante de drogas, Joseane Pereira Soares, 29 anos, que foi presa com 32 papelotes de crack e a quantia em dinheiro de R$ 77 reais.
           A traficante foi encaminhada para Delegacia de Patos, e foi  autuada em flagrante por a Dela.Simone Quirino, que responde interinamente por a Delegacia.

ÉTICA NECESSIDADE INSTITUCIONAL


Moral e ética na polícia
 
Francisco José Pinto de Araújo - Fortaleza(CE) -
 
O texto abordará os principais aspectos e diferenças entre ética e moral, averiguando como sera a ética e moral por parte dos profissionais de segurança pública, dentro do atual contexto de violência e tendo os direitos humanos como ponto a ser observado diante da violencia. Primeiramente, iremos estabelecer os conceitos e conseqüentes diferenciações existentes entre a ética e moral.

A ética consiste no pensamento e reflexão frente às ações humanas e seus fundamentos, a moral é um conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada.

Assim, temos como principais diferenças entre os termos conceituados que na moral apenas nos habituamos a agir de acordo com um determinado valor e não nos questionamos sobre eles, enquanto na ética temos consciência de nossas ações.

Atualmente temos tido o aumento dos crimes, não só em quantidade, mas conjugado com a ascensão do potencial agressivo das ações, bem como uso de armamentos mais pesados. A estes aspectos há que se destacar a maior ousadia dos cidadãos infratores e enfrentamento das instituições policiais, demonstrando a fragilidade do Estado para fazer frente às ações criminosas.

Problemas como trafico de drogas e entorpecentes desestabilizam diversas familias, alem de ser fator gerador de outros crimes mais graves.

Diante desse contexto o policial vive o paradigma de dar uma resposta para os problemas que surgem e ao mesmo tempo ser um cidadão, integrante da sociedade e vitima da violencia também.

Ao vivenciar essa situação não pode o policial querer resolver de repente essa onda de crimes como se fosse resolver a qualquer custo. É neste momento que o policial perde as bases de uma atuação ética e com preceitos legais, visando única, quando não exclusivamente, nas prisões / apreensões feitas.

Vale resaltar que o policial tem de obedecer as leis, inclusive as leis promulgada para a promoção e proteção dos Direitos Humanos. Agindo assim, o policial estará não somente cumprindo seu dever legal, mas também respeitando e protegendo a dignidade da pessoa humana, mesmo que para isso tenha de usar a coerção e empregar a força, nos casos estritamente necessários e na medida exata, para o cumprimento do dever legal.

Face ao exposto cabe ao policial discernir e diferenciar as ações legais e corretas do cometimento de arbitrariedades, de forma a primar por uma atuação correta e exemplar. Por fim, o respeito à dignidade da pessoa humana e garantia dos direitos fundamentais devem ser prioridade, de forma a se evitar que atue com a visão de que os fins justificam os meios, ou seja, que pequenos deslizes podem ser cometidos para que se prenda um cidadão infrator.

1º ESTÁGIO DE TÁTICAS E TÉCNICAS POLICIAIS – GTE-PATOS/PB.

Por Cristiano Araujo

O curso tem por objetivo capacitar policiais civis, para o desempenho da função policial junto ao GTE - Grupo Tático Especial da 5ª DRPC, com o intuito de executar um serviço de melhor qualidade no campo da Segurança Pública: repressão legal qualificada.
                            As instruções do curso durarão 05 dias(24 a 28 de janeiro de 2011), em horário integral, e contaram com instrutores devidamente qualificados, integrantes das Policias Civil, Federal, Militar e Ministério Público, todos com ampla experiência profissional.
                               O curso marca o início de um novo momento da polícia civil, que  vem buscando encontrar sua verdadeira identidade com instituição.

Em Patos: Polícias Federal, Militar e Civil elaboram metas de atuação integrada

(Parceria é firmada entre órgãos de segurança pública )
Tirado blog 3BPM
O Comandante do 3º BPM, Tenente Coronel José de Almeida Rosas, reuniu – se durante a tarde de ontem (13), com o Delegado Regional de Polícia Civil da 5ª Região - Patos, Cristiano Jacques de Lima Araujo, e com o Delegado da Polícia Federal de Patos, Paulo Henrique Lima, com o objetivo de conhecer os planos de atuação dos Delegados para que juntos possam trabalhar de forma integrada na cidade de Patos.
Operações estão sendo elaboradas com intuito de proporcionar uma maior segurança à sociedade patoense e deverão acontecer em parceria entre as Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil. Essa comunicação entre os órgãos de segurança pública possibilita a ampliação de conhecimento das práticas criminais, além de permitir o planejamento de ações  preventivas a delitos bem como a elucidação daqueles já praticados.

Nomes dos servidores para ocuparem os cargos da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social.

Tirado diário oficial do dia 14.01.2011



Por Allysson Jonhnny







Ato Governamental nº 0201 João Pessoa, 13 de janeiro de 2011
O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA, no uso das atribuições que
lhe confere o art. 86, inciso XX, da Constituição do Estado, e tendo em vista o disposto no art. 9º,
inciso II, da Lei Complementar no 58, de 30 de dezembro de 2003, e na Lei no 8.186, de 16 de
março de 2007, e na Lei nº 8.632, de 31 de julho de 2008,

R E S O L V E nomear os servidores abaixo discriminados, para ocuparem os
cargos de provimento em comissão definidos neste Ato Governamental, da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social


Daniela Rosa Quirino de Sá
Delegado de Comarca da Quinta            CSP-4
Regional de Polícia Civil

Clenaldo Queiroz de Medeiros
Delegado de Comarca da Quinta           CSP-4
Regional de Polícia Civil


Simone Quirino de Sá Macieira Medeiros
Delegado de Comarca da Quinta           CSP-4
Regional de Polícia Civil


Júlia Valeska  Magalhães Félix
Delegado de Comarca da Quinta          CSP-4
Regional de Polícia Civil

Ronis Fernandes Feitosa
Delegado de Comarca da Quinta           CSP-4
Regional de Polícia Civil

Renildo Feitosa Gomes
Delegado de Comarca da Quinta          CSP-4
Regional de Polícia Civil

José Edson Pedrosa Monteiro
Delegado Titular da Primeira                 CSP-3
Delegacia Distrital de Patos

Manoel Martins Fernandes
Delegado Titular da Segunda                CSP-3
Delegacia Distrital de Patos


Obs:(Esses nomes e só da 5°drpc no diário tem os outros)

Delegado Cristiano Jacques é o novo Delegado Regional da Polícia Civil em Patos


Publicado em 14 de Dezembro de 2010 

Por Hora exata

O delegado Cristiano Araújo Jacques, do Grupo Tático Especial(GTE) da Polícia Civil na cidade de Patos, foi anunciado na manhã de hoje(14) pelo governador eleito Ricardo Coutinho, como novo delegado Regional da Polícia Civil em Patos.
Vindo de Pernambuco, o delegado Cristiano Jacques, quando chegou a Patos meses atrás, respondia pela titularidade do Grupo Tático Especial da Polícia Civil de Patos. Após alguns desentendimentos, pediu transferência e um pedido para deixar o cargo, mas não teve resposta positiva do secretário de Segurança Pública Gustavo Gominho e acabou permanecendo no cargo, mesmo indo para Princesa Isabel responder pela Delegacia daquela cidade.
Recentemente, Cristiano havia saído de Princesa Isabel e assumiu a Delegacia de Malta. Agora com este anúncio do governador eleito, ele assume o cargo mais importante da Polícia Civil em Patos. Irá comandar uma área de mais de 40 municípios.
Apesar de novo no cargo, o delegado Cristiano tem uma larga experiência em Pernambuco e na região de Patos, tidas como rota principal do tráfico de drogas.
Ele avalia que a Capital do Sertão é uma das cidades mais violentas na atualidade na Paraíba. Segundo Cristiano, Patos vive sem sombra de dúvidas uma onda de violência, sobretudo, por conta do tráfico de drogas.
O novo delegado regional afirmou que já tem uma completa radiografia da criminalidade na cidade. "Nossa meta é reduzir os índices de violência em Patos e região em níveis aceitáveis", acredita ele.
Cristiano revelou que não tem dúvidas que a cidade está inserida na rota do trafico do polígono da maconha naquele estado e que para combater de frente o crime organizado será necessário melhor aparelhamento dos meios policiais, bem como novas metas.
De acordo com ele, com a ajuda de todos é possível ser ainda mais eficiente. "Temos bons policiais que necessitam apenas de mais capacitação no combate ao crime, e vamos buscar isso para que possamos vencer". Cristiano revelou ainda que está traçando um novo plano operacional junto com os policiais. "No que depender de nós, teremos o máximo de empenho para modificar esta realidade e devolver a paz e tranqüilidade aos patoenses", finalizou.
Cristiano revelou que vai procurar sempre fazer um trabalho junto com a sociedade que deverá ser a principal parceira na luta contra o crime. "Considero-me um delegado operacional que gosta de estar na rua ao lado daqueles que mais precisam. Quero contar com a colaboração da população, mesmo que de forma anônima para que possamos vencer essa batalha", declarou Cristiano.
No tempo em que já atua em Patos, o delegado conseguiu respaldo popular a ponto de defendê-lo quando este pediu para sair da cidade.
Em quase um ano de trabalho em Patos, Cristiano foi responsável pela reestruturação do grupo com cursos de capacitação na Acadepol, além de conseguir junto ao secretário de Segurança Publica, diversos equipamentos que reforçaram o GTE.
O delegado revelou que encontrou um quadro no GTE, com policiais desestimulados, mas através de um trabalho de formiguinha e apoio de amigos da Polícia vinha conseguindo reverter o quadro através de muito trabalho, preparação e recrutamento de novos policiais.
Dentre as operações mais importantes estão a "Operação Beiral", no combate ao tráfico de drogas; "Morada do Sol" (tráfico de drogas); "Fachada" (desvio de cargas); "Ouro Branco" (tráfico de drogas, sendo a primeira apreensão de cocaína do ano na cidade até o presente); "Ad Hoc" (prisão araques que favoreciam o crime); "Operação Terra sem Lei" (apreensão de armas) e por último a "Operação Porneía", que levou para a prisão três acusados de favorecimento à prostituição esta semana na cidade de Patos.

Secretaria de Serviços Publicos de Patos - PB

OBRIGADO POR SUA VISITA VOLTE SEMPRE!